O Gired anuncia que a data de desligamento da TV analógica para a cidade de São Paulo e a região metropolitana será no próximo 29 de março

Fonte: Anatel  

O Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) confirmou que a data de desligamento da TV analógica para a cidade de São Paulo e 38 municípios vizinhos será mantida para o dia 29 de março de 2017.

Os resultados da pesquisa feita pelo Ibope e divulgadas pela Anatel nesta terça feira (31/01) estão próximos das previsões do governo e ajudaram com a confirmação da data de desligamento conforme cronograma inicial. Seguem algumas informações da pesquisa:

- 8% da população ficaria sem o sinal digital se fosse desligada hoje.

- Na cidade de São Paulo um 95% já ouviu falar da TV Digital e nas cidades vizinhas o nível de conhecimento é ainda maior com um 98%.

- Cerca de 88% das famílias afetadas tem conhecimento que a TV Analógica será desligada.

Um item chave para o sucesso do Switch-Off está baseado na distribuição dos kits da Tv Digital composto por antena, conversor e controle remoto. Até o momento, foram retirados 20% dos 1.870.000 kits gratuitos para a cidade de São Paulo e municípios vizinhos. No entanto, na capital paulista só foram retirados 3% dos kits disponibilizados.

Segundo o presidente do Gired e da Anatel, Juarez Quadros do Nascimento, a expectativa é do aumento do número de kits distribuídos com os esforços de divulgação do MCTIC, da Anatel e do Gired. Além disso, na reunião de hoje (31/01), os representantes das emissoras de TV declararam que vão promover a divulgação dos kits.

A Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização (EAD) apresentou proposta, durante a reunião de hoje do Gired, para o adiamento do cronograma de desligamento do sinal analógico em outras regiões do país. Porém, elas somente serão analisadas na próxima reunião do Grupo, marcada para o dia 20 de fevereiro.